CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 18/04/2024 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PRIMEIRA REMESSA DO SEGURO SAFRA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Chegou a hora! A primeira remessa do Seguro Safra já está disponível! Agricultor, não perca tempo, corra para seu banco ou agência mais próxima e garanta o apoio para sua produção!

#Agricultura 19/12/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA E ENTREGA DE SEMENTES

Atenção agricultores, as inscrições para o Corte de Terra 2024 já iniciou. Os interessados deverão comparecer a sede da EMATER entre as datas informadas (19/12 a 22/12), das 07h30min às 11h, apresentando xerox de RG, CPF e comprovante de residência. No ato da inscrição será distribuído as sementes.

#Agricultura 07/11/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

Segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa para animais de 0 a 24 meses. Criadores devem apresentar CRA, CAF ou DAP e declarar seu rebanho até 30 de novembro na EMATER, de segunda a sexta, das 07h:30min às 11h.

#Agricultura 06/10/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES PARA O GARANTIA SAFRA

As inscrições para o Programa Garantia Safra estará disponíveis na sede da EMATER de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h. É fundamental ressaltar que todos que já receberam o Garantia Safra precisam renovar suas inscrições para continuar elegíveis. Além disso, aqueles que preenchem os requisitos, mas ainda não tiveram a oportunidade de receber o benefício, são encorajados a efetuar suas inscrições durante este período. Garanta seus direitos e não deixe de participar do programa que oferece suporte importante aos agricultores.

#Agricultura 31/08/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições abertas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), visando fortalecer a comercialização da produção agrícola local. Os agricultores interessados em vender seus produtos diretamente ao mercado podem se inscrever na EMATER local. A iniciativa promove a economia local, geração de empregos e sustentabilidade, ao conectar produtores e consumidores de alimentos frescos e regionais.

#Agricultura 19/07/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ÁGUA NOVA SE DESTACA NOS ATENDIMENTOS AOS PRODUTORES RURAIS

De acordo com o registro de atividades do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), o município de Água Nova se destacou nos atendimentos realizados aos produtores ruais no mês de maio de 2023.

Conforme o relatório dos municípios do Alto Oeste, Água Nova foi o que mais registrou atendimentos, catalogando 443 atendimentos no mês de maio, para um público de 226 produtores registrado.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, os produtos ruais são atendidos com o corte de terra, distribuição de sementes, garantia safra, compra direta, acompanhamento aos produtores de algodão, emissão de DAP, CAP entre outros.

#Agricultura 23/03/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA DIVULGA CALENDÁRIO DE ENTREGA DE SEMENTES DE MILHO

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER, divulga o calendário de distribuição de sementes de milho, do Programa Banco de Alimentos, a quatro comunidades do município de Água Nova.

#Agricultura 28/02/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL BOLETOS DO GARANTIA SAFRA JÁ ESTÃO LIBERADOS

A Secretaria Municipal de Agricultura de Água Nova comunica aos agricultores do município que os boletos para pagamento da taxa de adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023 estará disponível para retirada a partir desta quarta-feira, 01/03.

Os agricultores inscritos no programa no município de Água Nova devem procurar a sede da EMATER, de segunda a sexta-feira, das 07h:30min às 11h.

#Agricultura 24/02/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PREFEITURA INICIA O PROGRAMA CORTE DE TERRA 2023

A Prefeitura do Água Nova, por meio das Secretarias Municipal de Agricultura e Transporte, deu início nesta quarta-feira, 22, à preparação do solo dos pequenos proprietários rurais do município. O corte de terras 2023, deu início logo após o cadastramento dos beneficiários, que resultará em um grande benefício para os agricultores Água-novenses.

#Agricultura 05/01/2023 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CORTE DE TERRA 2023

Atenção agricultores, as inscrições para o Corte de Terra 2023 iniciará nesta segunda-feira, 09,l. Os interessados deverão comparecer a sede da EMATER entre as datas informadas (09/01 a 13/01), das 07h às 11h, apresentando xerox de RG, CPF e comprovante de residência.

#Agricultura 25/09/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL CADASTRAMENTO DO GARANTIA SAFRA 2022/2023

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura, informa a todos os agricultores do município, que a partir desta segunda-feira, 26 de setembro, inicia-se o cadastramento do GARANTIA SAFRA 2022/2023.

O agricultor familiar que for participar do programa deverá comparecer na EMATER, das 7h:30min às 11h, munido de seus documentos originais e a cópia do DAP.

#Agricultura 18/07/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PREFEITURA E EMATER REALIZAM CURSO DE APICULTURA BÁSICA

A Prefeitura de Água Nova, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), realizaram de 11 a 15 de julho, o curso de Apicultura Básica para os Apicultores do município.

O curso foi de muito aprendizado para os moradores que são pioneiros na criação. Foram abordados temas como a história da apicultura, mercado, importância do mel na alimentação humana, apresentações de ferramentas necessárias para o manejo correto do apiário.

#Agricultura 07/07/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL SEMINÁRIO DE BOVINOCULTURA REÚNE AGRICULTORES E PARCEIROS EM ÁGUA NOVA

Neste dia 06 de julho de 2022 em Água Nova/RN, foi realizado o Seminário de Bovinocultura, uma ação conjunta com a Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura e os parceiros: BNB, EMATER-RN, SEAPAC, IDIARN, SEBRAE, e a UERN.

O principal objetivo desse seminário foi refletir e debater estratégias para conviver e produzir no semiárido. As palestras abordadas foram: melhoramento genético, produção e conservação de forragem, sanidade e prevenção, bem como o crédito rural. A mediação ficou por conta dos Técnicos das referidas instituições parceiras.

Ainda Contamos com a presença do Prefeito, Ronaldo Souza e a primeira dama, Vancilda Souza, Vice- prefeito, Nenén de Duba, Vereadores, Secretários, Gestor Regional da EMATER de Pau dos Ferros, Expedito Salviano, João Edimar, EMATER local, Vamberto Torres, representante da UERN, Rodolfo Barbosa (gestor do SEBRAE, Pau dos Ferros), assim como os criadores e agricultores.

Estas ações vêm sendo desenvolvidas no território do alto oeste através do Comitê de bovinocultura do leite e em especial das cidades que fazem parte do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste). Desse modo, buscamos inovar e conseguir avanços para o homem do campo.

#Agricultura 24/02/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL EMATER DISTRIBUIRÁ SEMENTES DE SORGO PARA PRODUTORES

A EMATER iniciará nesta sexta-feira, 25, a distribuição de sementes de sorgo para os produtores que criam gado, devendo o produtor possuir o comprovante de vacina do gado e o DAP atualizado. A retirada ocorrerá na sede da EMATER local, de 7h:30min às 11h.

#Agricultura 01/02/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PREFEITURA ENTREGA SEMENTES DE MILHO E FEIJÃO PARA OS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO
#Agricultura 29/01/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL CALENDÁRIO PARA ENTREGA DE SEMENTES
#Agricultura 26/01/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL OS TRATORES JÁ ESTÃO PRONTOS PARA DAR INÍCIO AO CORTE DE TERRA 2022
#Agricultura 25/01/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ÁGUA NOVA RECEBE SEMENTES DE MILHO E FEIJÃO DO GOVERNO ESTADUAL

A Prefeitura de A´gua Nova, atrave´s da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Assiste^ncia Te´cnica e Extensa~o Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), recebeu do Governo Estadual nessa terça-feira, 25, sementes de milho e feijão, ao qual serão destinadas para os agricultores, visando fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar.

#Agricultura 17/01/2022 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL BOLETOS DO GARANTIA SAFRA 2021/2022 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS

A Secretaria Municipal de Agricultura de Água Nova comunica aos agricultores do município que os boletos para pagamento da taxa de adesão ao Programa Garantia Safra 2021/2022 estará disponível para retirada a partir desta terça-feira, 18/02.

Os agricultores inscritos no programa no município de Água Nova devem procurar a sede da EMATER, de segunda a sexta-feira, das 07h:30min às 11h.

Os boletos devem ser pagos pelos beneficiários até o dia 31/01.

#Agricultura 10/12/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DE BOVINOCULTURA DE LEITE

A prefeitura Municipal de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura e do CMDS, realizou nesta sexta-feira, 12, uma reunião entre o comitê Gestor da Bovinocultura de Água Nova, sendo intermediado pelo Coordenador do Programa Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, José Augusto. A pauta principal do encontro foi o plano de expansão da palma forrageira, políticas públicas para o meio rural no município, além de grandes perspectivas de capacitações nessa área.

O encontro retratou também sobre a importância da assiduidade nas reuniões do comitê municipal para que dessa forma tenha acompanhamento das ações do plano Bovinocultura do leite, e com isso, buscar alternativas para o melhorar e fortalecer as atividades em nosso município. Neste momento de articulação e avaliação, contou com a presença dos Secretários de Agricultura, Meio Ambiente, Assistência Social, representantes da Emater e CMDS, agricultores e o Banco do Nordeste na pessoa de José Augusto. Na ocasião foi realizado promissores encaminhamentos e proposições para 2022.

#Agricultura 26/10/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ESTÁ INTERESSADO EM PLANTAR RAQUETE DE PALMA?

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica aos agricultores, que a EMATER estará pegando propostas dos agricultores que desejarem receber mudas de raquete de palma para o plantio ainda este ano. O prazo segue até dia 10 de Novembro, das 7h:30min as 11h.

#Agricultura 05/09/2021 SEC. MUN. DE CULTURA ÁGUA NOVA RECEBE TRATOR AGRÍCOLA

Uma boa notícia para o setor produtivo rural. O Prefeito de Água Nova, Ronaldo Souza, recebeu, na noite deste sábado, 04, em Pau dos Ferros, em uma cerimônia realizada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um trator equipado com grade aradora e carreta, que servirão para apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar e possibilitar um atendimento mais ágil aos produtores locais.

O trator implementos agrícolas foi adquirido por meio do Programa Máquinas do Desenvolvimento, do MDR.

#Agricultura 31/07/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA CREDMAIS

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está com inscrições abertas para o Programa de Microcrédito para a Agricultura Familiar (Credmais).

O Credmais é um programa estadual de crédito voltado para o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Norte. Essa linha de microcrédito tem por objetivo fomentar as atividades produtivas das famílias.

Podem acessar o CredMais, prioritariamente, agricultores e agricultoras familiares organizados em cooperativas e associações da agricultura familiar, cadastradas no portal do Pecafes e que estejam fornecendo produtos do campo para as compras institucionais do Governo do Rio Grande do Norte por meio do Pecafes.

Famílias que estejam inseridos nas demais políticas públicas do Governo do Estado (Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa do Leite Potiguar, por exemplo) e demais famílias também poderão acessar o programa desde que exista disponibilidade financeira para as operações.

Os interessados devem procurar a Prefeitura de Água Nova, das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira.

#Agricultura 20/05/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL DIA DE PARTILHA DO PROJETO “SEMEANDO ESPERANÇA NO ALTO OESTE POTIGUAR”

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 20, momento de partilha da experiência sobre o cultivo de palma forrageira adensado e consorciado com moringa e leucena para a alimentação de bovino de leite. O encontro aconteceu na residência do Sr. Macário e a Sra. Das Graças, na oportunidade os agricultores receberam raquetes para produção de forragem agroecológica.

O projeto Semeando Esperança no Alto Oeste Potiguar conta com a parceria do Banco do Nordeste, apoio da Prefeitura de Água Nova, Secretarias Municipal de Assistência Sociel e Agricultura, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN).

O cultivo da palma forrageira adensado e consorciado com moringa e leucema para alimentação de bovino de leite, que tem proporcionado mudanças no sistema de criação. A união dessas forragens, proporcionam os nutrientes necessários para alimentação animal, incentivando a bovinocultura de leite.

#Agricultura 11/05/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL MAIS CESTAS DE ALIMENTOS DO COMPRA DIRETA SÃO DISTRIBUÍDOS PARA FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO

As Secretarias Municipal de Agricultura, Assistência Social e Educação em parceria com a EMATER local, realizaram a distribuição de kits de alimentos nesta terça-feira, 11, com produtos adquiridos através do programa de aquisição de alimentos dos agricultores de nossa cidade. A distribuição dos kits atendeu as famílias de baixa renda seguindo todas as medidas de segurança.

Os produtos que compuseram a cesta são:

Feijão Verde;

Banana;

Macaxeira;

Acerola;

Bolo de milho;

Bolo de batata;

Bolo de Macaxeira;

Pimenta de cheiro;

Doce.

O Programa de Aquisic¸a~o de Alimentos (PAA) e´ uma das principais poli´ticas de apoio e incentivo a` agricultura familiar no Brasil, garantindo a comercializac¸a~o da produc¸a~o dos agricultores e agricultoras familiares a um prec¸o justo e realizando doações as famílias de baixa renda.

#Agricultura 22/02/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL CALENDÁRIO DE ENTREGA DE SEMENTES PARA PLANTIO 2021

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER, comunica à todos os agricultores, que as entregas de sementes para plantio nas comunidades rurais acontecera~o nos dias 23 e 24 de fevereiro. A secretaria ainda avisa que os agricultores devem comparecer ao local de distribuic¸a~o portando o CPF. Confira os dias, locais e hora´rios de cada comunidade.

Os agricultores que não receberam as sementes nessas datas, poderá se dirigir a sede da EMATER a partir do dia 25 de fevereiro.

#Agricultura 16/02/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL BOLETOS DO GARANTIA SAFRA 2020/2021

A Secretaria Municipal de Agricultura de A´gua Nova comunica aos agricultores do munici´pio que os boletos para pagamento da taxa de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021 ja´ estarão disponi´veis para retirada a partir desta quarta-feira, 17/02.

Os agricultores inscritos no programa no município de Água Nova devem procurar a sede da EMATER, de segunda a sexta-feira, das 07h:30min às 11h. Os boletos devem ser pagos pelos beneficiários até o dia 02/03.

A lista dos beneficiários foi liberada nesta sexta-feira, 12/02, sendo analisada e aprovada pela comissão municipal, logo homologado e liberado os boletos para os beneficiários aptos ao garantia safra.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que perderam, pelo menos, 50% da produção por causa da estiagem ou excesso de chuvas.

O agricultor pode realizar a consulta on-line e saberá se foi beneficiado e tem direito ao garantia safra 2020/2021:

http://garantiasafra.mda.gov.br/.../frmConsultarBeneficia...

#Agricultura 03/02/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ÁGUA NOVA RECEBERAM VISITA TÉCNICA DA SEAPAC

A Prefeitura de A´gua Nova, atrave´s da Secretaria Municipal de Agricultura, junto com os te´cnicos do Servic¸o de Apoio aos Projetos Alternativos Comunita´rios - SEAPAC, visitaram na tarde de quarta-feira, 03, agricultores que foram beneficiados com o Projeto Semeando Esperanc¸a no Alto Oeste Potiguar.

Os agricultores esta~o sendo beneficiados com o cultivo da Palma Forrageira, consorciada com moringa e leucena. O propo´sito e´ dar aos agricultores as condic¸o~es para produzirem forragem de alta qualidade para o rebanho e fortalecer a convive^ncia com o semia´rido.

As a´guas cinzas sa~o captadas das pias, do banho e da lavagem de roupas, passam por uma caixa de gordura e sa~o canalizadas para um biodigestor anaero´bico. Depois do processo digestor, as a´guas passam por um filtro e sa~o canalizadas para outro tanque, de onde sa~o usadas atrave´s de uma bomba de meia polegada na irrigac¸a~o de verduras, fruteiras e forragens para animais.

Estiveram presentes na visita os te´cnicos do SEAPAC, o Prefeito de A´gua Nova, Ronaldo Souza, a Secreta´ria Municipal de Assiste^ncia Social, Ana Cristina, o membro do conselho de Assiste^ncia Social, Helison Monte, o Secreta´rio de Financ¸as, Vaneilson Silva, o coordenador da COMDEC, Paulo Diniz e os agricultores beneficiados com o projeto.

#Agricultura 01/02/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PREFEITURA DE ÁGUA NOVA DEU INÍCIO AO CORTE DE TERRA 2021

A Prefeitura do Água Nova, através das Secretarias Municipal de Agricultura e Transporte, deu início nesta segunda-feira, 01, à preparação do solo dos pequenos proprietários rurais do município. O corte de terras 2021, deu início logo após o cadastramento dos beneficiários.

O Secretário de Agricultura, Nem Preá e o Secretário de Transportes, Érico Souza, acompanharam de perto os trabalhos, ao qual resultará num grande benefício para os agricultores Água-novenses.

#Agricultura 25/01/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA 2021 JÁ INICIARAM

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER, já iniciou os procedimentos para inscrever agricultores e pequenos agricultores rurais do município para o programa do Corte de Terra 2021. O período de inscrições começou nesta segunda-feira (25/01) na sede da EMATER local, sendo atendidos os beneficiários do município.

Os interessados deverão comparecer a EMATER entre as datas informadas (25/01 a 29/01), apresentando xerox de RG, CPF, comprovante de residência e telefone.

#Agricultura 20/01/2021 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA CORTE DE TERRA 2021

A Prefeitura de A´gua Nova, atrave´s da Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER, comunica a` todos os agricultores do munici´pio que as inscric¸o~es do PROGRAMA CORTE DE TERRA 2021 iniciara~o neste dia 25/01 até 29/01.

Os agricultores interessados devem deslocar-se ate´ a sede da EMATER, portando os documentos: RG, CPF e comprovante de reside^ncia e telefone para contato para assim efetuarem a sua inscric¸a~o.

A na~o apresentac¸a~o dos documentos necessa´rios inviabiliza a inscric¸a~o, legalmente, pois, os documentos sa~o pressupostos ba´sicos e condicionantes para ter a propriedade beneficiada com o programa.

#Agricultura 04/12/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL EMATER RECEBE MATERIAS REPASSADOS PELO GOVERNO DO RN

A Prefeitura de Água Nova, através da EMATER, recebeu na manhã desta terça-feira, 01 de dezembro, repassados pelo governo do estado, vários materiais como máscaras, protetores faciais, tapete higiênico, porta álcool, que auxiliarão no combate do novo coronavírus (COVID-19).

Além dos materiais de higiene, a EMATER também recebeu matérias eletrônicos, como impressora e computador, objetivando um melhor atendimento a população. O prefeito Ronaldo Souza esteve presente na entrega dos materiais.

#Agricultura 28/07/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL 28 DE JULHO - DIA DO AGRICULTOR

PREFEITURA DE ÁGUA NOVA HOMENAGEIA O DIA DO AGRICULTOR

#Agricultura 16/06/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ÁGUA NOVA É CONTEMPLADA COM O SEGURO SAFRA

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 8 são contemplados com o Seguro Safra, ÁGUA NOVA por sua vez, sempre trabalhando com organização, está inclusa nesse pequeno número de cidades contempladas pelo benefício benefício.

Com isso, a Prefeitura de Água Nova junto com a EMATER inicia nesta quarta-feira, 17 de Junho, o pagamento integral da contribuição financeira (aporte) ao Fundo Garantia-Safra (FGS) 2018/2019.

A Secretaria de Agricultura informa que o pagamento será de acordo com o número do NIS do cartão do Programa Bolsa Família, ou seja, o agricultor que é beneficiado com o Seguro Safra, quando for tirar o benefício do Bolsa Família receberá o Garantia Safra junto.

Para a safra 2018/2019, dezenas agricultores familiares aderiram ao programa no município de Água Nova e vão receber a parcela de 850,00 integral.

Com o pagamento da contribuição financeira por parte do município em dia garante ao agricultor, no caso de perda da safra igual ou superior a 50%, o benefício no valor de R$ 850,00, integral.

Podem aderir ao programa os agricultores de municípios onde o seguro é concedido cuja renda média mensal não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários.

Para participar, é preciso se inscrever na data e local definido pela prefeitura e pagar uma taxa de R$ 17.

A adesão ao programa deve ser feita sempre antes do início do plantio.

No Rio Grande do Norte, as inscrições para a safra 2019/2020 já foram encerradas. De acordo com a Sead, as inscrições para o biênio 2020/2021 poderão ser feitas a partir de julho. Para maiores informações ou dúvidas, procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de Água Nova ou a EMATER-RN.

#Agricultura 26/02/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA NOVA DA CONTINUIDADE AO CORTE DE TERRA NO MUNICÍPIO

Após a volta das chuvas, a Prefeitura Municipal de Água Nova dá continuidade ao CORTE DE TERRA para todos os agricultores do município que realizaram as inscrições na Secretária Municipal de Agricultura e EMATER.

Os Cortes de Terra estão ocorrendo simultaneamente nas comunidades do Sítio Areias e Sanharão. O prefeito Ronaldo Souza esteve acompanhando de perto as ações.

#Agricultura 12/02/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ENTREGA DE SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA OS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ÁGUA NOVA

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), iniciou nessa segunda-feira (10), a distribuição de sementes de milho e sorgo para agricultores do município, visando fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar.

#Agricultura 07/02/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL CALENDÁRIO DE ENTREGA DE SEMENTES PARA PLANTIO 2020 A Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER, comunica a todos os agricultores, que as entregas de MILHO e SORGO nas comunidades rurais acontecerão nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, para as pessoas da cidade a entrega será realizada no dia 13 de fevereiro.

A secretaria ainda avisa que os agricultores devem comparecer ao local de distribuição portando o CPF. Confira os dias, locais e horários de cada comunidade.
#Agricultura 05/02/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ÁGUA NOVA RECEBE SEMENTES DE MILHO, SORGO E FEIJÃO A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu na manhã de hoje, 05, sementes oriundas do Governo do Estado. O projeto Banco de Sementes, viabiliza maior rentabilidade na produção, gerando renda para os pequenos produtores rurais.

O Prefeito Ronaldo Souza, ao lado da primeira dama, Vansilda Silva participaram da solenidade de entrega das sementes 2020, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros/RN.
A solenidade contou com a presença do Secretário Estadual de Agricultura do Estado, Guilherme Saldanha, Prefeitos e representantes de vários municípios do Alto Oeste Potiguar. Logo após o prefeito e a equipe pegaram as semente localizadas na cidade do Encanto, para serem destribuidas para os agricultores nos próximos dias.
#Agricultura 03/02/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL CORTE DE TERRA 2020 Iniciou na manhã desta segunda-feira, 3, o corte de terra nas Comunidades Rurais de Serra das Almas e Poção. Quatro tratores divididos em dois grupos, estão cortando as terras dos agricultores cadastrados no programa "CORTE DE TERRA 2020". O Prefeito Ronaldo Souza esteve acompanhando todo o processo do corte na tarde desta segunda.

#CortedeTerra2020
#ConstruindoUmNovoTempo
#Agricultura 02/02/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL OS TRATORES ESTÃO PRONTOS PARA O CORTE DE TERRA 2020

A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura, prepara tratores para dar início amanhã, 3, à preparação do solo dos pequenos proprietários rurais visando o cultivo da safra agrícola deste ano.

#Agricultura 03/01/2020 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA CORTE DE TERRAS 2020 A Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER, comunica à todos os agricultores do município que as inscrições do PROGRAMA CORTE DE TERRAS 2020 iniciarão neste dia 06/01 e vai até o dia 17/01.

Os agricultores interessados devem deslocar-se até a sede da EMATER, portando os documentos: RG, CPF e comprovante de residência para assim efetuarem a sua inscrição.

A não apresentação dos documentos necessários inviabiliza a inscrição, legalmente, pois, os documentos são pressupostos básicos e condicionantes para ter a propriedade beneficiada com o programa. O Programa de Corte de Terras tem como meta beneficiar todos os agricultores do município.
#Agricultura 01/08/2019 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL ÁGUA NOVA RECEBE PROJETO QUE BENEFICIARÁ AGRICULTORES DO MUNICÍPIO Neste dia 31 de julho, o município de Água Nova reuniu na sede CRAS, algumas pessoas entre agricultores familiares do município e representantes de instituições municipais para apresentação do projeto e programa de grande relevância para o desenvolvimento da agropecuária do município, “Semeando Esperança no Alto Oeste Potiguar”, com realização do Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC).

Os agricultores serão beneficiados com o cultivo da Palma Forrageira, consorciada com moringa e leucena. O projeto terá duração de dois anos. O propósito é dar aos agricultores as condições para produzirem forragem de alta qualidade para o rebanho e fortalecer a convivência com o semiárido.

O SEAPAC é um dos expressivos serviços da caridade da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, transformado em ação concreta frente aos desafios gerados pelos recorrentes períodos de seca que ainda persistem no semiárido nordestino e a convivência com o semiárido.

Esse encontro reforça a importância da unidade na execução de Projetos como esses e, reforça ainda, a disponibilidade da gestão municipal em sempre apoiar iniciativas que contribuam com o crescimento dos nossos agropecuaristas. @ Água Nova
#Agricultura 29/07/2019 SEC. MUN. DE AGRIC. E DESENV. RURAL CONVITE PARA CRIADORES DE GADO Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social, convida todos os CRIADORES DE GADO para um encontro municipal neste dia 31 de julho às 14h:30min na sede do CRAS em Água Nova.

Vamos juntos semear a esperança, cultivar a palma forrageira adensada, consorciada e irrigada por gotejamento, usando água de reuso, gerando oportunidade de trabalho e aumentando a renda familiar
www.aguanova.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 01:08:51